Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Tudo Sobre Porcelanatos

quarta-feira, 1/junho/2011
20 COMENTÁRIOS

Tirando todas as dúvidas.

Várias são as dúvidas com relação aos porcelanatos, cerâmicas, azulejos, pisos e porcelanas. Para facilitar a Irmãos Soares vai deixar tudo claro para você.

 

  • O que é porcelanato?

É um revestimento cerâmico feito a partir de argila e minerais, com grande resistência e baixíssima absorção. O nome vem da porcelana por dois motivos: pelo aspecto estético e por sua semelhança técnica.

Tipos de porcelanato: Natural, acetinado (semi brilho), polido e esmaltado.

 

  • Diferença entre piso e porcelanato:

A principal diferença está na absorção de água. Os pisos cerâmicos apresentam absorção de água entre 0,5% a 6%. Já os porcelanatos alguns apresentam absorção de água menor que 0,1%.

Através do processo produtivo se consegue baixa absorção de água, alta resistência mecânica;

Possibilita a alta resistência à abrasão, suportando tráfego intenso de pessoas e veículos; alta resistência ao gelo, podendo ser utilizado em locais muito Frios como frigoríficos;

Maior durabilidade do brilho menos suscetível a manchas.

 

  • Diferença entre porcelanato e cerâmica

A cerâmica tradicional é composta de uma mistura de argilas que passa pelos processos de prensagem e é queimada a até 1.150 °C (graus celsius). Depois da prensa, as placas são secas e podem receber esmalte (decoração).

Já o porcelanato tem materiais mais nobres como o feldspato,( rocha que não contém minério) e são queimados a temperaturas superiores a 1.200 °C.

 

  • Existem dois tipos de Porcelanato no mercado, Porcelanato Técnico e Porcelanato Esmaltado.

- Técnico: É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes, corantes micronizados, sais solúveis, entre outros;

Porcelanato Técnico = Absorção de água ≤ 0,10%

- Esmaltado: É uma massa única que recebe sua cor através da esmaltação e decoração. Desta forma, todo material que contenha esmalte na superfície terá PEI, definido pelo fabricante, em conformidade com as Normas Técnicas ABNT NBR 15.463.

Porcelanato Esmaltado = Absorção de água ≤ 0,50%

 

  • Cerâmicas

Para usar esse material em cozinhas ou em banheiros, por exemplo, é preciso Verificar o coeficiente de atrito (marcado na embalagem), que mede a resistência ao escorregamento. Quanto maior ele for, mais rugoso é o revestimento.

Em locais internos sujeitos ao contato com água, a norma brasileira recomenda coeficiente de atrito igual ou maior que 0,4. Em áreas externas molhadas com rampa, prefira cerâmicas com coeficiente de atrito superior a 0,8.

Para que cerâmicas ou porcelanatos sejam duráveis, a escolha tem de ser adequada às solicitações de uso do local. Quanto maior o formato da placa, mais atenção ao nivelamento da base. Em geral, a massa deve ter traço de 3:1 (três partes de areia e uma de cimento) para ficar com uma consistência média, nem pastosa nem arenosa. No caso de retirada de revestimento antigo, faça a regularização com areia, cimento e adesivo para chapisco Bianco.

Para assentar e rejuntar as peças, na hora de escolher as argamassas, é indispensável seguir as recomendações do fabricante. Para o rejunte, eleja produtos impermeáveis e antifúngicos, especialmente em áreas como o banheiro. E para colocar o porcelanato, em geral, arquitetos e engenheiros que usam cerâmicas conhecem instaladores experientes. Ou alguns revendedores sempre indicam colocadores especializados.

Fotos: Casa Construída

Posts Relacionados:

Limpando o Carpete
Trabalho com escadas - Dicas de segurança
Diferença entre Piso de Madeira, Laminado, Vinílico e Porcelanato
Comentários
  1. joelmy soares dos santos sahb disse:

    muito bom esse esclarecimento!!!!

  2. Claudia disse:

    Gostaria mto de saber como limpar um porcelanato quando ele está com manchas/sombras encardidas! Atenciosamente.

  3. Marketing disse:

    Claudia,

    continue acompanhando nosso blog, em breve teremos mais dicas sobre o tema solicitado.

    Agradecemos seu acesso ao blog! E continue acompanhando o Blog do Menor preço.

  4. Marketing disse:

    Olá, Claudia!

    Se a mancha for de café, ferrugem, vinho ou cerveja, usar água sanitária e saponáceo. É importante lembrar que não se pode usar nada que tenha ácido muriático. O produto Sapolio é bem forte, por isso indica-se usar disolvido com água e ler as instruções antes de usar!
    Fizemos um post aqui no Blog do Menor Preço falando sobre como limpar o porcelanato, clique aqui .

    Mariana Roriz
    Editora Blog do Menor Preço

  5. renata disse:

    Como comprar um porcelanato por exemplo se muitos não especifica o PEI? Os varios tipos (natural, acetinado, polido e esmaltado) existente no mercado refere-se a qual tipo de porcelanato: Técnico ou esmaltado? Como saber se um porcelanato é TÉCNICO?

  6. Olá Renata,
    Primeiramente na hora de comprar um porcelanato você deve conversar com o vendedor e indicar o local de uso, assim ele irá te mostrar o ideal. Agora todo porcelanato que não é esmaltado é técnico, o esmaltado é aquele com um brilho a mais e liso.
    Atenciosamente.

  7. leonardo (bom despacho/mg) disse:

    Boa tarde, estou començando agora a trabalhar agora com pisos de porcelanatos e estou bastante sastifeito contudo que li e estou aprendendo muito!

  8. Irmãos Soares disse:

    Boa tarde Leonardo, tudo bem?
    Que bom que o conteúdo que abordamos no nosso blog está te ajudando!
    Ficamos felizes em ser útil para você.

    Obrigada pela participação!
    Atenciosamente.

  9. Mirian disse:

    Por favor estou com um grande problema com meu porcelanato,comprei como comercial e veio com defeitos,eles tem alguns detales no piso tipo uma aguinhas mais em vez de ser vidrificado e liso ,esses vaozinhos é fosco onde esta acumulando muita sujeira, gostaria muito de saber se tem algum produto q possa passar nestes vãozinhos para q ñ fiquem encardidos,ja acumulou muita sujeira .
    Gostaria de saber algum produto q saia a sujeira dos vãos e um outro para vidrificar esses vãos para que ñ fiquem mais sujos !!
    Ja pensei em tirar todo o piso do meu apartamento por causa disso,mais fica muito caro,por favor me ajudem ,estou aguardando respostas de vcs,muito obrigada !!

  10. Irmãos Soares disse:

    Olá Mirian tudo bem?
    Segue abaixo, um método eficiente!

    PARA O AMBIENTE:

    1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA AMACIANTE.

    Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:

    1 – água
    2 – álcool
    3 – bicarbonato
    4 – vinagre
    5 – amaciante

    Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas etc. Além de tirar maus cheiros deixa o perfume duradouro do amaciante.
    Pode ser usado como aromatizador de ambiente, neste caso acrescente umas gotinhas de sua essência preferida no lugar do amaciante. Captura odores e perfuma.

    Se quiser uma limpeza profunda lave o objeto com a mistura, sem medo de estragar qualquer tecido, pelo contrario, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool faz tudo secar mais rápido.
    Como limpa carpete não tem igual!!!
    Também pode limpar bancadas, interior de armários, pisos, enfim, tudo!
    Não é bom exagerar nos compostos. Bicarbonato demais vai deixar resíduos, amaciante demais deixa meio ensebado e vinagre demais deixa o cheiro de vinagre.

    Esperamos ter te auxiliado.
    Atenciosamente.

  11. eber disse:

    GOSTO MUITO DA APARENCIA DOS PORCELANATOS POLIDOS, PARECEM VIDROS POR CAUSA DO BRILHO, NÃO CONHECO OS PORCELANATOS ESMALTADOS MAS LI QUE SAO MELHORES, GOSTARIA DE SABER SE OS PORCELANATOS ESMALTADOS TEM A MESMA APARECIA BRILHOSA DOS PORCELANATOS POLIDOS.

  12. Irmãos Soares disse:

    Olá Eber tudo bem?
    A maioria dos porcelanatos esmaltados são sem brilho.
    Para verificação lhes convidamos a visitar uma de nossas lojas, confira os endereços em:
    http://www.irmaossoares.com.br/lojas

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  13. daydro disse:

    Oi, semana passada fui em uma das lojas da irmao soares e comprei o porcelanato polido para minha casa, gostaria de saber se corro o risco de me arrepender pois sou muito enjoada com pisos,nao gosto de manchas e riscos,a marca energyn e boa?

  14. Olá, Daydro
    O Porcelanato Energyn é de excelente qualidade, porém em se tratando de Porcelanato alguns cuidados devem ser tomados:
    O porcelanato polido tem mais facilidade de manchar do que os esmaltados. Todos os porcelanatos vêm com uma cera protetiva que deve ser retirado com um dos produtos abaixo:

    Produtos indicados para a limpeza: sabão neutro, Veja Cloro Ativo, CIF (saponáceo), detergente (tipo Limpol). Não exagere na quantidade de detergente. Não use produtos aditivados com flúor; Todos os produtos devem ser seguidas as instruções do rótulo;

    Na hora de assentar: Não use argamassa cinza em pisos claros, pois a argamassa pode manchar o piso claro.
    Peça ao assentador que use martelo de borracha branca ou encape o martelo com um pano. Martelo preto é arriscado manchar.
    Na hora de fazer marcações no piso, use sempre lápis. Alguns tipos de caneta podem marcar as peças para sempre.
    Cuidado com barro vermelho que pode vir nos pés dos pedreiros, ferrugem das latas de tinta: podem manchar;
    Tinta, resina, massa plástica e outros produtos também dão bastante trabalho para tirar; riscos de alumínio não saem.

    Como evitar esses riscos?
    Limpando bem o piso e cobrindo com lona, se possível peça ao gesseiro para cobrir essa lona com caldo de gesso, esse gesso endurece e forma uma camada protetora.

    DICA
    Guarde a parte da caixa que contém as informações de identificação do produto. Você irá precisar desses dados caso necessite de mais produtos do mesmo tipo para complemento da obra.

    Um abraço e obrigado pelo contato!

  15. FERNANDA ARAUJO GOMES disse:

    BOA NOITE !

    PRECISO DE UMA AJUDINHA PRECISO DECIDIR QUE PISO COMPRAR PARA ÁREA EXTERNA DA CASA MAIS NÃO SEI COMO ESCOLHER POIS GOSTO DE PISO COM BRILHO MAIS SEI QUE É MAIS ESCORREGADIO COMO ESCOLHER ME AJUDE ….
    OBRIGADA

  16. Olá Fernanda!

    Em se tratando de piso sugerimos os com PEI 5 ou indicação de uso LE são produtos com maior resistência ao desgaste.

    Espero ter ajudado.

  17. laura disse:

    Bom dia ‘. Minha cozinha e bastante pequena gostaria de saber se fica legal usar porcelanato fosco nela.

  18. Olá Laura!

    De cor clara e que não seja natural, por conta da manutenção que fica mais difícil em locais onde se usa gorduras.

    Os Porcelanatos esmaltados, a maioria não são brilhantes como os polidos, e são mais difíceis de manchar por causa da camada de esmalte.

  19. Alice disse:

    Kero comprar porcelanato fosco branco para banheiro, será q fik bom.
    Pois são placas grandes e axei bonito, alem da beleza

  20. Bom dia Alice!

    É necessário verificar o tamanho das peças bem como as medidas do banheiro, sugiro que procure uma de nossas lojas ou entre em contato com nosso televendas (62) 3272-3094.
    Com certeza fica muito bom.

    Obrigada!

Deixe um comentário