Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Qual é o melhor tipo de forro?

segunda-feira, 31/maio/2010
211 COMENTÁRIOS

Escolher o forro ideal para o local que você vai construir ou reformar depende de vários fatores, tais como:

  • Valor do m².
  • Mão de obra: alguns materiais exigem mão de obra especializada e, consequentemente, mais cara.
  • Conforto: em muitos ambientes o conforto termo-acústico é fundamental.
  • Manutenção e durabilidade: forros naturais geralmente exigem muito mais com manutenção porque são mais sensíveis à umidade (mofo) e à pragas naturais como o cupim. Por esse mesmo motivo eles também duram menos.
  • Estética: o resultado visual do seu forro também é muito importante, especialmente em ambientes comerciais temáticos.

Forro de madeira

Depois de considerar um a um esses aspectos, não é tão difícil escolher o material mais adequado para sua obra. Você pode ter conforto térmico com um material barato, mas que vai durar menos, mas também pode ter o mesmo conforto com um material mais durável e mais caro. Tudo vai depender do seu planejamento e do que você espera para o resultado final da obra.

Seguem então as características dos nove principais tipos de forro para ajudar você nessa importante decisão:

Forro de bambu ► Forro de bambu

Moderno e resistente, ele também aparece como alternativa sustentável, já que em três anos essa gramínia de crescimento rápido está pronta para o corte. Por seu formato natural, o bambu tem um bom nível de isolamento acústico.

É importante verificar a procedência do mesmo. Há métodos de secagem e cozimento que diminuem as chances de o material ser atacado por brocas e fungos. Uma placa de cimento amianto e uma manta asfáltica protegem o forro de bambu de uma eventual infiltração nas telhas.



Forro de madeira ►Forro de madeira

Réguas de cedrinho, angelim, perobinha, jatobá são boas opções para forros, pois têm elevada resistência ao ataque de cupins.

Os forros de madeira são painéis para revestimento com qualidade estética e acústica, ideais para estabelecimentos como auditórios, teatros, salas de reunião, escritórios e hotéis.



Forro de gesso ► Forro de gesso

Forros confeccionados com placas de gesso de diversos tipos, gesso comum, gesso especial, pode receber diversos tipos de acabamento.

O acabamento do forro acartonado, pode ser efetuado de diversas formas, receber pintura, revestimento de fórmica, dependendo da umidade do local.

Forros feitos em gesso comum ou estrutural têm alta resistência e beleza com isolamento térmico e acústico.



Forro de isopor ► Forro de isopor

Poliestireno expandido, são placas de isopor com aplicação de massa acrílica – material impermeável na cor branca – que apresentam bom acabamento, proporcionando economia pela diminuição de consumo de energia do ar-condicionado,  permitindo instalar aparelhos de menor potência. Os forros de isopor, oferecem economia, perfeição e segurança.



Forro metálico ► Forro metálico

Ideais para novos ambientes ou mesmo para renovação daqueles que já possuam forros rebaixados e queiram ter os ganhos de beleza e da nobreza do aço.

O forro metálico apresenta grande variedade de formas, fácil remoção, resistência à umidade, baixo isolamento térmico e absorção acústica deficiente.



Forro mineral ► Forro mineral

O forro de fibra mineral apresenta um desempenho superior em tratamento acústico, resistência ao fogo e resistência à umidade, retardando ou até inibindo o desenvolvimento de mofo e fungos. O forro mineral é indicado para ambientes comerciais em geral. É modulado e removível, diferenciando-se dos sistemas comuns, pois apresenta flexibilidade e diversos tipos de acabamento com variadas texturas.



Forro de PVC ► Forro de PVC

O PVC (cloreto de polivinila) é um material plástico que se obtém a partir de duas matérias primas naturais: o petróleo (43%) e o sal (57%). Isto faz do PVC um dos materiais mais econômicos em termos de uso de recursos não renováveis. É também o plástico mais estudado a nível mundial e é totalmente reciclável.

Diferentemente de outros tipos de forro, o PVC é inócuo, durável, não propagador de chama, isolador térmico, elétrico e acústico, resistente ao ataques, intempérie, corrosão, além de ser extremamente leve.



Instalando forro acústico ► Forro de lã de rocha

São painéis em lã de rocha basáltica de alta densidade, rígidos revestidos em sua face visível com um filme de PVC texturizado e autoextinguível. Devido à sua alta resistência térmica, auxilia na conservação de temperaturas em ambientes climatizados e proporciona conforto térmico em condições naturais. Apresenta valores de reflexão de luz da ordem de 79% e resistência ao fogo.



►Forro de lã de vidro

O forro de lã de vidro é o isolante termo-acústico mais comum usado na construção civil, pois colabora com o conforto térmico e acústico dos prédios comerciais e residenciais. Esse forro é produzido em forno alto, à partir de sílica e sódio, aglomerados de resinas sintéticas, desenvolvidas para melhorar o isolamento termo acústico. As placas são removíveis, permitindo o acesso a sobre o forro.

Fontes: Casa e Jardim, Casa.com.br, Rede social do Bambu, VTN

Posts Relacionados:

Lavabo Chique
Qual o tipo ideal de fechadura para porta?
Limpeza de Ar-Condicionado – Como Fazer
Comentários
  1. Stefani Arruda disse:

    Olá, gostaria de por em meu banheiro forro mineral, mas moro em apartamento, e meu forro seria acesso para o encanamento do banheiro de cima, então gostaria de partes moveis caso o morador de cima necessite arrumar algo, e gostaria de saber mais sobre o forro mineral, conheço pouco dele, mas me agradou muito, ate porque o apartamento é bem úmido.
    Obrigada
    Att

  2. Yvete disse:

    Minha casa e úmida e coloquei forro de PVC e tenho lido que amarela com o tempo o que fazer para evitar essa mudança da cor?

  3. Yvete, bom dia! Você deve verificar se não há vazamentos na sua casa. Outra sugestão para casas úmidas é deixar os ambientes com ventilação, para que a água evapore e não manche seu forro.

  4. Ellen, bom dia! O calor da coifa pode deixar o forro deformado. Indicamos que você procure o seu arquiteto ou engenheiro de confiança para que ele indique o melhor material para sua área de lazer.

  5. Suellen, um forro de PVC é uma opção econômica e que pode ajudar a refrescar o ambiente :)

  6. Jaciane, o forro de lã de vidro é um excelente termoacústico, então você pode usar sim em lugares quentes.

  7. Sônia, bom dia! Use um forro de PVC. Ele é um excelente forro que ajuda no conforto térmico e é um dos mais baratos.

  8. Stefani, Não comercializamos esse Forro mas segue site de Indústria para maiores informações.
    http://www.diplac.com.br/diplac/produtos_forros.html

  9. marcos schneider disse:

    Forro de Isopor: Descobri a melhor solução. Esqueça reboco, chapisco etc. Trinca tudo. Fiz isso e funcionou: Cole sobre o forro placas de isopor, usando massa acrilica. Ela é forte e segura. Fiz um teste com um pedaço de isopor e colou bem. Passe massa acrilica para revestir as placas de isopor também. Depois pode passar massa corrida para dar um acabamento. Fiz o mesmo para revestir placas de isopor de uma parede onde quis fazer uma isolação térmica. Ficou bom. Até agora não trincou.

  10. Bella Lanzillo disse:

    Tenho uma duvida sobre a toxidade do PVC: ele é seguro? Posso usá-lo como lambri sem ter medo de substancias tóxicas? Agradeço desde já sua atenção.

  11. Nunca ouvi nenhum caso de intoxicação por uso de PVC, visto que a nossa Tubulação hidráulica é feita de PVC, e em se tratando de forro é fácil de instalar, dispensa manutenção e pintura, não propaga fogo, é impermeável, imune ao cupim e pode ser reciclado. Seu uso pode ser residencial ou comercial, ideal para revestimento interno de teto e parede com função decorativa. Não mancha e não requer pintura. Sua superfície lisa permite rápida limpeza, apenas com água e sabão.

Deixe um comentário