Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Qual é o melhor tipo de forro?

segunda-feira, 31/maio/2010
167 COMENTÁRIOS

Escolher o forro ideal para o local que você vai construir ou reformar depende de vários fatores, tais como:

  • Valor do m².
  • Mão de obra: alguns materiais exigem mão de obra especializada e, consequentemente, mais cara.
  • Conforto: em muitos ambientes o conforto termo-acústico é fundamental.
  • Manutenção e durabilidade: forros naturais geralmente exigem muito mais com manutenção porque são mais sensíveis à umidade (mofo) e à pragas naturais como o cupim. Por esse mesmo motivo eles também duram menos.
  • Estética: o resultado visual do seu forro também é muito importante, especialmente em ambientes comerciais temáticos.

Forro de madeira

Depois de considerar um a um esses aspectos, não é tão difícil escolher o material mais adequado para sua obra. Você pode ter conforto térmico com um material barato, mas que vai durar menos, mas também pode ter o mesmo conforto com um material mais durável e mais caro. Tudo vai depender do seu planejamento e do que você espera para o resultado final da obra.

Seguem então as características dos nove principais tipos de forro para ajudar você nessa importante decisão:

Forro de bambu ► Forro de bambu

Moderno e resistente, ele também aparece como alternativa sustentável, já que em três anos essa gramínia de crescimento rápido está pronta para o corte. Por seu formato natural, o bambu tem um bom nível de isolamento acústico.

É importante verificar a procedência do mesmo. Há métodos de secagem e cozimento que diminuem as chances de o material ser atacado por brocas e fungos. Uma placa de cimento amianto e uma manta asfáltica protegem o forro de bambu de uma eventual infiltração nas telhas.



Forro de madeira ►Forro de madeira

Réguas de cedrinho, angelim, perobinha, jatobá são boas opções para forros, pois têm elevada resistência ao ataque de cupins.

Os forros de madeira são painéis para revestimento com qualidade estética e acústica, ideais para estabelecimentos como auditórios, teatros, salas de reunião, escritórios e hotéis.



Forro de gesso ► Forro de gesso

Forros confeccionados com placas de gesso de diversos tipos, gesso comum, gesso especial, pode receber diversos tipos de acabamento.

O acabamento do forro acartonado, pode ser efetuado de diversas formas, receber pintura, revestimento de fórmica, dependendo da umidade do local.

Forros feitos em gesso comum ou estrutural têm alta resistência e beleza com isolamento térmico e acústico.



Forro de isopor ► Forro de isopor

Poliestireno expandido, são placas de isopor com aplicação de massa acrílica – material impermeável na cor branca – que apresentam bom acabamento, proporcionando economia pela diminuição de consumo de energia do ar-condicionado,  permitindo instalar aparelhos de menor potência. Os forros de isopor, oferecem economia, perfeição e segurança.



Forro metálico ► Forro metálico

Ideais para novos ambientes ou mesmo para renovação daqueles que já possuam forros rebaixados e queiram ter os ganhos de beleza e da nobreza do aço.

O forro metálico apresenta grande variedade de formas, fácil remoção, resistência à umidade, baixo isolamento térmico e absorção acústica deficiente.



Forro mineral ► Forro mineral

O forro de fibra mineral apresenta um desempenho superior em tratamento acústico, resistência ao fogo e resistência à umidade, retardando ou até inibindo o desenvolvimento de mofo e fungos. O forro mineral é indicado para ambientes comerciais em geral. É modulado e removível, diferenciando-se dos sistemas comuns, pois apresenta flexibilidade e diversos tipos de acabamento com variadas texturas.



Forro de PVC ► Forro de PVC

O PVC (cloreto de polivinila) é um material plástico que se obtém a partir de duas matérias primas naturais: o petróleo (43%) e o sal (57%). Isto faz do PVC um dos materiais mais econômicos em termos de uso de recursos não renováveis. É também o plástico mais estudado a nível mundial e é totalmente reciclável.

Diferentemente de outros tipos de forro, o PVC é inócuo, durável, não propagador de chama, isolador térmico, elétrico e acústico, resistente ao ataques, intempérie, corrosão, além de ser extremamente leve.



Instalando forro acústico ► Forro de lã de rocha

São painéis em lã de rocha basáltica de alta densidade, rígidos revestidos em sua face visível com um filme de PVC texturizado e autoextinguível. Devido à sua alta resistência térmica, auxilia na conservação de temperaturas em ambientes climatizados e proporciona conforto térmico em condições naturais. Apresenta valores de reflexão de luz da ordem de 79% e resistência ao fogo.



►Forro de lã de vidro

O forro de lã de vidro é o isolante termo-acústico mais comum usado na construção civil, pois colabora com o conforto térmico e acústico dos prédios comerciais e residenciais. Esse forro é produzido em forno alto, à partir de sílica e sódio, aglomerados de resinas sintéticas, desenvolvidas para melhorar o isolamento termo acústico. As placas são removíveis, permitindo o acesso a sobre o forro.

Fontes: Casa e Jardim, Casa.com.br, Rede social do Bambu, VTN

Posts Relacionados:

Aprenda a Distribuir os Móveis em Casa
Vidros e espelhos na decoração: uma soma de modernidade e praticidade
Dobradiças, como escolher?
Comentários
  1. Irmãos Soares disse:

    Olá Gabriel tudo bem?
    Aconselhamos que siga as instruções do seu arquiteto, ele melhor que ninguém para acompanhar sua obra e lhe dizer o melhor para ela.
    Qualquer tipo de forro uma hora terá gastos com manutenção.

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  2. Irmãos Soares disse:

    Olá Fabio tudo bem?
    Infelizmente não trabalhamos com forro de gesso acartonado, mas as vantagens de se utilizar esse tipo de forro são:
    - O uso do gesso acartonado (drywall) proporciona melhor conforto acústico e térmico;
    - Ganho de área útil por ter espessura fina;
    - É um sistema de construção seca;
    - Fácil de montar e desmontar, e, portanto, torna reformas na casa mais limpas, rápidas e baratas, além disso, o sistema drywall é mais inteligente na hora de se fazer instalações elétricas e hidráulicas.

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  3. Irmãos Soares disse:

    Olá Rosiane tudo bem?
    Infelizmente não trabalhamos com esse forro, porém segue abaixo as características do mesmo:

    Os forros minerais são fabricados com diferentes matérias-primas como: fibra mineral wetfelt, (importada) metal ou madeira, lãs minerais biossolúveis, argila, celulose e aditivos.
    Suas características que garantem o melhor desempenho em todas suas aplicações.
    - Flexibilidade de projeto: são diversos tipos de acabamento e detalhes de bordas;
    - Leveza: o forro com painéis pesa aproximadamente a metade que um forro convencional de gesso;
    - Estabilidade: são isentos de trincas ou de fissuras causadas por movimentações estruturais ou vibrações;
    - Resistência à umidade: opções próprias para ambientes com índice de umidade relativa do ar de até 100%;
    - Desempenho acústico: produtos com excelentes índices de absorção sonora e isolamento acústico;
    - Resistência ao fogo: forros de melhor comportamento frente ao fogo;

    Para conferir mais detalhes visite os sites:
    http://www.knaufamf.com.br;
    http://www.madeiramadeira.com.br/forro-mineral;

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  4. Carlos disse:

    Olá, eu tenho uma pergunta, estou reformando meu estabelecimento mas cada lugar que eu vou/pergunto, recomenda um material diferente, então estou muito na dúvida sobre qual material utilizar.

    Em Foz do Iguaçu-PR as temperaturas variam de -2º no inverno até 45º ou mais no verão, mesmo à noite fica uma temperatura elevada.
    Qual é o melhor material recomendado para forro, enquanto isolamento termico e qual o mais económico, tanto quanto para os quartos e area de lazer, já que meu negocio é hospedagem economica.

    Agradeço muito a colaboração.

    Att, Carlos Martines

  5. Rosana disse:

    gostaria de saber se tem algum tipo de forro que eu possa colocar sem ter que retirar o forro de madeira .

    obrigada ..

  6. Rosana disse:

    Gostaria de saber se tem algum tipo de forro que eu possa colocar sem ter que retirar o forro de madeira .
    obrigada

  7. maria aparecida de moraes borges disse:

    moro no último andar , prédio antigo de 3 andares. No meu andar não há laje , é feito de estuque.Ocorre que em meu quarto caiu todo o estuque e foi colocado forro de madeira, ( muito antigo) , há infiltração pelo telhado ( estão solucionando), Gostaria da orientação , o que é melhor , forro de PVC ou forro de madeira , uma vez que sempre meu teto será o piso do sótão. obrigada

  8. Boa Tarde, Maria
    Primeiramente obrigado pelo contato e vamos lá!
    Forro de PVC – fácil de instalar, de limpar, é isolante, antichama e não dá cupim e tem um estética semelhante a madeira se assim o desejar.
    Forro de madeira – fácil de instalar.

    Se tratando de local onde pessoas irão pisar, sugerimos que chame um profissional para verificar o fica melhor em seu caso como estrutura do forro, ok?
    Espero que tenhamos ajudado! Abraços

  9. Adriano Carlos disse:

    Ola pessoal me tirem uma duvida.
    É verdade que o forro de PVC quando esta calor ou está frio ele transfere os mesmo? Verdade ou mito?
    Desde já gradeço.
    Atenciosamente,
    Adriano Carlos

  10. Olá Adriano!

    Mito, segundo o Fabricante “Mais PVC” entre outras Vantagens o PVC “Destaca-se por ser um excelente isolante elétrico, acústico e térmico auxiliando na redução do consumo de energia elétrica e emissão de gases causadores do efeito estufa.”

  11. Olá irmãos.
    Possuímos um salão de festas, e o mesmo possui o telhado de zinco e gostaríamos de estar colocando um forro.
    Gostaríamos de um com custo baixo e benefícios, por se tratar de um espaço muito grande, que chega acomodar até 600 pessoas.
    Qual tipo de forro vocês nos recomendam?
    Gratos desde já pela atenção

  12. Olá Lívia!

    Entre em contato com nosso televendas (62) 3272-3094.

    Obrigada!

  13. Raimunda Gonçalves de Moraes Felipe disse:

    Estou querendo forrar a minha casa mas tenho medo que ela fique muito quente. Pois moro no Ceará e as temperaturas aqui são elevadas. Também a questão de preço. Qual seria o melhor, nem quente nem caro. Obrigada.

  14. Bom dia Raimunda!
    Nossa sugestão é que se coloque o forro de PVC (Menor Preço), mas sugerimos que coloque também a manta asfaltica sobre o telhado isso fará com que o calor não passe para o interior da casa, a não ser através de portas e janelas.

  15. maria cristina kopf disse:

    É verdade que se o forro de PVC for colocado próximo às telhas ele enruga? Por causa do calor? Se verdade, como evitar?

  16. gleicimar de oliveira disse:

    olá,boa tarde! minha casa é de 2 andares,sendo q o segundo é coberto de telha de amianto e faz um calor isuportável,me indicaram colocar embalagem de leite aberta com o lado laminado para o telhado e colocar forro de pvc,gostaria de saber se resolveria meu problema.Desde de já agradeço,obrigado!

  17. Boa Tarde!
    Indicamos a Manta Asfáltica aluminizada. Esse produto já vai resolver o calor. E quanto ao forro você coloca se achar necessário.

Deixe um comentário