Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Qual o melhor revestimento para bordas de piscina?

terça-feira, 26/junho/2012
19 COMENTÁRIOS

Há alguns dias a Michele nos enviou uma dúvida, através do serviço “Fale com o profissional da construção“, que pode ser a mesma de muitos visitantes do nosso blog. Pensando nisso resolvemos preparar um guia completo sobre qual o melhor piso para áreas de piscina.

Embora seja um item deixado sempre para ser pensado no final, a definição das possibilidades de acabamento da área no entorno das piscinas é uma das mais importantes a considerar. Não só porque é o local onde se fica a maior parte do tempo quando se toma um banho, mas também porque é um aspecto com grande peso no que tange a ligação com a casa, da mesma forma que o paisagismo.

Ao definir o acabamento da borda, devemos prestar atenção, em especial, à capacidade térmica do material e sua superfície. Como essas bordas ficam expostas ao sol constantemente, o material não pode esquentar muito. Outro ponto que deve ser levado em conta é que aquela região estará sempre molhada, o que pede um material que não seja escorregadio, para evitar acidentes.

Com esses dois aspectos em mente, passamos às melhores soluções de revestimento, para que você defina qual se adapta melhor ao seu projeto:

Pedras

As possibilidades de bordas revestidas com pedras são imensas, podendo variar de acordo com o tipo de pedra, seu formato e a forma como foi assentada. As pedras Mineira e São Thomé são as mais utilizadas no Brasil para esse tipo de revestimento, pois atendem perfeitamente aos critérios apresentados no início desse post (são atérmicas e antiderrapantes). A Pedra Goiás, que se assemelha à Mineira, também é bastante utilizada. Outras boas possibilidades são o Mármore Travertino, os granitos antiderrapantes e arenitos.

Cimentícios atérmicos

Há apenas alguns anos no mercado, os cimentícios atérmicos tem agradado seus usuários. Eles são preparados a partir de um cimento específico para áreas externas, e por isso são mais resistente a manchas que os convencionais, além de possuírem ingredientes que o torna atérmico, ao contrário dos outros cimentícios, que tendem a esquentar com facilidade. Disponíveis em diversas dimensões, cores e acabamentos, esses revestimentos são uma alternativa com uma ótima relação custo-benefício.

Decks de madeira

 

Esse é um dos revestimentos mais tradicionais por todo o mundo. Geralmente é aplicado em conjunto com uma borda de pedra, ficando recuado ou sobre essa borda. Uma possibilidade a ser considerada é usar esses decks também sobre a água, criando um resultado muito interessante. Levando em conta apenas que ele esteja razoavelmente acima do nível de água, para evitar o apodrecimento da madeira.

Use sempre madeiras adequadas a essa aplicação, como cumaru e ipê.

Cerâmicas e porcelanatos

Existem produtos com uma tecnologia altíssima, desenvolvidos especificamente para essa aplicação. Cerâmicas e porcelanatos não desbotam no sol e são resistentes às mancha, além de possuírem muitas versões e darem um excelente acabamento para sua piscina. Mas vale prestar muita atenção para as qualidades térmicas e à superfície, que não pode ser lisa.

Cerâmicas mais rústicas também são uma opção interessante, pois podem somar a algum material que faça ligação com a água.

São muitas as opções de revestimento, que atendem a todos os gostos e necessidades. Abuse da imaginação e da criatividade ao definir esse acabamento, mas nunca deixe de lado itens como segurança e conforto ao tomar essa decisão.

Posts Relacionados:

Financiamento pode ser uma boa solução para concluir a sua obra
Promoção loucos por chocolate
Ofertas Irmãos Soares – Precinho e Prazão
Comentários
  1. Kamilla Souza disse:

    Irmão Soares vcs estão de parabéns. Esssas dicas me ajudaram muito, estou no témino da construção da minha piscina e estava com muitas dúvidas sobre que piso colocar, muito obrigada!

  2. Irmãos Soares disse:

    Olá Kamilla tudo bem?
    Que bom que nosso Blog pode te ajudar nessa reta final da sua construção!!
    Sucesso com a piscina.

    Obrigado pela participação!!
    Atenciosamente.

  3. Rosana disse:

    Estou em duvida, troquei todo o piso da parte externa de minha casa por porcelanato, 62×62 , fosco, fica bonito?

  4. Irmãos Soares disse:

    Olá Rosana tudo bem?
    Fica bonito sim, porcelanato é um piso mais sofisticado e versátil.

    Boa escolha!
    Atenciosamente.

  5. Andreia Maria da Silva disse:

    Olá, adorei o blog. Preciso de ajuda. Qual o melhor tipo de borda o deck molhado da piscina, que seja de boa qualidade e aparência a um preço acessível?
    Obrigada

  6. Irmãos Soares disse:

    Olá Andreia, tudo bem?
    Trabalhamos com alguns produtos que poderão ser utilizado em bordas de Piscinas.
    Te convidamos a comparecer a uma de nossas lojas, para melhor ser orientado pelo Consultor da Construção.
    Obrigado pelo contato.

    Atenciosamente.

  7. Geovana disse:

    Bom dia, obrigada pelas informações…….aqui em Ribeirão Preto esse revestimento comentício é difícil de achar pode me indicar onde comprar
    que me entreguem com facilidade…..Obrigada.

  8. Irmãos Soares disse:

    Olá Geovana tudo bem?
    Infelizmente não conhecemos nenhuma empresa que fica próximo à Ribeirão Preto para oferecer esses produtos à vocês.

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  9. maria cleuza carneiro disse:

    Vocês vendem o piso cimenticio para piscina aqui em Goiânia? Qual o preço?

  10. Irmãos Soares disse:

    Olá Maria Cleuza,
    Infelizmente não trabalhamos com esse tipo de piso aqui na empresa.

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  11. SUELI MARIA MAGRO PAES disse:

    Gostaria de saber no caso das bordas cimenticias para piscina quais marcas eu poderia encontrar no mercado.

  12. Irmãos Soares disse:

    Olá Sueli tudo bem?
    Aconselhamos que vá em uma de nossas lojas para melhor ser orientada pelo Consultor da Construção.
    Segue abaixo o link para verificar qual loja fica mais próxima à você:

    http://www.irmaossoares.com.br/lojas

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  13. Claudio Henrique disse:

    Olá pessoal, gostaria que me esclarecesse a seguinte duvida, olhei um lindo porcelanato da batistella antiderrapante que imita á pedra Sao Thomé, uma pessoa me disse que futuramente vou ter problemas com a ação do cloro neste porceleneto isso procede ou posso ir adiante na minha escolha.
    Att. CLAUDIO HENRIQUE

  14. Lara disse:

    Boa Tarde, Cláudio
    Tudo bem?
    Como nós não trabalhamos com esse porcelanato, não podemos dizer se ele trará problemas.Mas sugerimos que você entre em contato com a indústria e verifique prazo de garantia. O site é http://www.batistella.com.br
    Obrigado!

  15. Wagner disse:

    Estou querendo montar uma piscina na cobertura do meu apartamento. Gostei muito do exemplo usado, em Deck de madeira, vai formar um estilo mais adequado ao ambiente. Gostaria de tirar uma dúvida. Vocês acham que vale a pena, tanto pelo transporte dos matérias, quanto por outros itens, exemplo: tratamento, bomba e a piscina, como é feito esse transporte?

  16. Ana Luiza disse:

    Estou com uma dúvida enorme. Por motivos técnicos estou reformando a borda da minha piscina. Ela fica no jardim, no meio do gramado, e todas a calçadas em volta da casa e entrada de carros é revestida de granito rústico, como se fosse uma fatia de paralelepípedo, ( é bem mais grossa que Miracema e mais fina que paralelepípedo) Por esse motivo, quando fiz a piscina optei por colocar miracema em volta, para não ficar muita mistura de pedra, mas esquenta muito. O que posso colocar para não brigar com o piso de granito já existente e tb. uns blocos de pedra bruta que estão na beira da piscina e servem de decoração. Estou confusa.
    ATT: Ana Luiza

  17. Marcio disse:

    Por experiência própria indico na borda pedra são tomé borda boleada para segurança e para deck porcelanato rústico de alto tráfego e quanto mas claro melhor não absorve calor e esquenta menos que a pedra São Tomé.

  18. Claudia disse:

    Boa tarde, qual desses pisos da menos manutenção, o cimenticio atermico ou deck?

  19. FERNANDA disse:

    Estou com maior dúvida se coloco proximo à piscina deck de madeira que não tem compareção de beleza ou porcelanato que imita. Quais os pros e contras? Vou me arrepender de colocar madeira por causa da manutenção?

Deixe um comentário