Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

O tijolo certo para sua construção

sexta-feira, 15/janeiro/2010
53 COMENTÁRIOS

Material de construção básico, o tijolo tem uma extensa variedade de tipos, o que exige dos consumidores bastante atenção na hora de escolher, porque cada um deles tem características próprias, que podem ser vantagens ou desvantagens de acordo com o tipo de construção ou reforma a ser realizada.

Fatores como carga estrutural, isolamento termoacústico, absorção de água, luminosidade e estética devem ser considerados antes de decidir o tijolo a ser usado, pois uma má escolha pode comprometer toda a obra. Um dos pré-requisitos para a escolha certa é estar bem informado. Conheça mais sobre os principais tipos de tijolos utilizados no Brasil, que estão divididos de acordo com seu material de fabricação:

Tijolos de barro

Tijolo de barro

Tijolo de barro cru

Também conhecido como adobe ou adobo, já foi muito utilizado na antiguidade, mas hoje praticamente caiu em desuso, pois precisa de cuidados especiais para resistir às intempéries.

Tijolo comum

Em algumas regiões do Brasil também é chamado de tijolinho ou ainda tijolo de barro cozido. É um tijolo maciço e pequeno que exige um gasto relativamente elevado com argamassa e mão-de-obra, mas proporciona grande conforto térmico e acústico.

Tijolo baiano

Também conhecido como tijolo furado, é o mais barato, porém tem maior índice de quebras. Não suporta cargas estruturais, porém possui desempenho térmico superior ao tijolo comum.

Tijolo laminado

Estes, por sua vez, são uma evolução do tijolo de barro cozido, tendo maior resistência mecânica e menos porosidade, com menor absorção de água. É indicado para alvenaria aparente.

Tijolo refratário

Um tipo especial de tijolo cozido, feito com argila enriquecida de materiais que diminuem a retração mecânica quando exposto ao forte calor. Funcionam também como isolantes térmicos.

Blocos e tijolos de concreto

Tijolo de concreto

Bloco de concreto celular

Devido ao baixo peso e à facilidade de manuseio, é usado não só para fechamento de vãos, mas também como enchimento de lajes. É feito com uma mistura de cimento com materiais silicosos, em especial o silicato de cálcio. Usualmente o concreto celular é confundido com a pedra-pomes, mas são materiais diferentes em sua composição, apesar de parecidos em aparência e resistência.

Tijolos de solo-cimento

É um produto ecologicamente correto, feito de uma mistura de terra e cimento prensados. Seu processo de fabricação não exige queima em forno a lenha, assim não polui o ar e evita o desmatamento. Para o assentamento, em vez de argamassa comum é utilizada uma cola especial. Outra vantagem ecológica do produto é que seus dois furos internos permitem embutir as redes elétrica e hidráulica, evitando desperdício de material.

O tijolo de solo-cimento é uma boa alternativa aos blocos de concreto, ótima solução para habitações populares. Construções feitas com solo-cimento resultam em ambientes com ótimo conforto térmico, devido à grande massa da parede, assim ela demora a esquentar durante o dia e demora a esfriar durante a noite, deixando mais estável a temperatura interna, sendo essa outra vantagem ecológica do produto, pois gera economia de energia com ar-condicionado e/ou aquecedor.

Outros materiais

Bloco de vidro

Pedra

Foi muito mais utilizada na antiguidade, mas ainda hoje se usa em muros de arrimo, fundações e muros aparentes, neste caso com finalidade também estética. Além de ser usada na alvenaria propriamente dita, pode ser usada apenas como revestimento.

Tijolo de vidro

Também conhecido como bloco de vidro, ele não tem função estrutural, podendo suportar apenas outros tijolos de vidro. Porém, é muito eficientes para isolamento termoacústico e passagem de luminosidade. Saiba mais no post A versatilidade do tijolo de vidro.

Dicas

  • A escolha do tijolo ideal deve ser feita considerando sempre as orientações do engenheiro e/ou arquiteto responsável pela obra.
  • A recomendações para instalação e manutenção devem ser verificadas de acordo com as informações do produto fornecidas pelo fabricante (peso, medidas, resistência, etc.)
  • A argamassa também deve ser feita de acordo com o tipo de material do tijolo a ser assentado. Materiais especiais, como pedra e vidro, também exigem uma argamassa diferenciada.
Fontes: Catep, Fórum da Construção, Portal Construir, Wikipédia

Posts Relacionados:

Iluminação Sustentável
Cantos de Leitura
Lavabo Chique
Comentários
  1. Irmãos Soares disse:

    Olá Charles, tudo bem?
    A matéria prima dos tijolos são todas iguais, é feita com argila e barro, ou seja, esse produto não é relevante ao que se refere a conforto térmico, pois são todos iguais.

    Nós infelizmente não temos lojas na Região Sul do país, apenas em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

    Obrigado pela participação.
    Esperamos ter te auxiliado.

    Atenciosamente.

  2. sergio leandro disse:

    bomdia colega vc trabalha com tijolo 14×29 e quanto custa o caminhão fechado?

  3. Irmãos Soares disse:

    Boa tarde Sérgio,
    Sua solicitação de orçamento já foi encaminhado para o departamento responsável.
    Em breve entraremos em contato.

    Obrigado.
    Atenciosamente.

Deixe um comentário