Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Isolamento térmico: economize e se refresque

quarta-feira, 27/janeiro/2010
13 COMENTÁRIOS

Não é tradição no Brasil, mas em países europeus o isolamento térmico é utilizado há mais ou menos 70 anos. A ideia surgiu em países com clima frio que precisavam manter as casas aquecidas sem gastar muito dinheiro com energia elétrica.

A partir daí, a preocupação em manter as residências longe do frio ou do calor começou a existir em países cuja variação de temperatura chega a incomodar as pessoas.

No Brasil, país predominantemente de clima quente, o uso de isolantes térmicos começou a ser difundido na construção de grandes indústrias, a partir da década de 80. Só nos últimos anos é que empresas menores e até residências estão sendo construídas com esse tipo de material.

Conforto Térmico

A busca pelo conforto térmico custa caro: se faz muito calor, precisamos de um ar condicionado potente e que seja capaz de refrigerar bem. Se o lugar é muito frio, precisamos gastar muito com  roupas e aquecedores.

Reforma 1 Reforma 2

Que tal isolar o frio e o calor de sua casa ou empresa e ainda economizar na conta de energia elétrica?

A sugestão dos especialistas é aplicar o isolamento nas paredes e no telhado, observando atentamente o tipo de material a ser utilizado. Além de ser adequado ao clima, deve-se observar sua espessura, o que determina a conservação da temperatura desejada.

Então, mesmo sabendo que esse tipo de aplicação custa caro, é bom saber que esse investimento traz retornos a longo prazo, pois muita energia é economizada. E gastar menos com energia é algo que todos procuram.

Tipos de Isolamento Térmico

Os materiais disponíveis no mercado podem ser de plástico ou de lã de vidro, rocha ou cerâmica. Nas paredes, o material isolante é colocado entre as chapas metálicas, de concreto, ou cimentícias.

Fibra de isolamento térmico Feltro para isolamento térmico Material para isolamento térmico

No telhado, usa-se muito as telhas conhecidas como telhas-sanduíche (duas peças de metal entremeadas por material isolante). Pode-se também colocar uma manta ou um forro com esse mesmo material, sob as telhas.

Em lugares com temperaturas mais baixas, recomenda-se o uso de materiais derivados do plástico. Já em locais quentes, deve-se dar preferência para os derivados da , que resistem a temperaturas mais altas, reduzindo assim riscos de incêndio.

O importante é avaliar as opções disponíveis com a ajuda de um profissional qualificado. Assim, você investe em tranquilidade e conforto que vão durar muitos anos. E melhor, sua casa vai ficar com a temperatura bem mais agradável.

Fontes: La Rocha, Téchnne e Coisas da Casa.

Posts Relacionados:

Conheça vários tipos de telhas disponíveis
Começando pelas Paredes
Aprenda a diferenciar e escolher chuveiros e duchas
Comentários
  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Helen Fernanda and Bruna Célia, Irmãos Soares. Irmãos Soares said: No Blog do Menor Preço ► Isolamento térmico: economize e se refresque http://migre.me/hNJq [...]

  2. [...] principalmente para atenuar o calor, a tinta isolante térmica é um revestimento flexível e resistente à base de água que incorpora [...]

  3. grandes informações ..obrigado

  4. Antonio Marcos disse:

    Oi !! Gostaria da ajuda de vcs, Trabalho com instrumentos cirurgicos e gostaria de saber qual a melhor tinta para isolamento termico de pinças, tesouras ,dentre outros instrumentos cirurgicos, ” Aço inoxidável ” ,para bisturi elétrico Sei que existe porem não sei qual utilizar. Abraços e agradecimentos. Antonio Marcos

  5. Olá Antônio Marcos.

    Não possuímos informações suficientes para orientá-lo na escolha da tinta correta para o isolamento térmico de materiais em Aço Inoxidável.

    Agradecemos o contato.

  6. yara disse:

    Olá, gostaria da ajuda de vocês.!!!
    Fiz uma cozinha com a cobertura de vidro laminado, ficou muito gostosa e aconchegante. Até esse verão não tinha tido tem um tipo de problema, mas esses dias de calor esta insuportável fica na cozinha difícil até mesmo para cozinhar.

    Como poderei resolver essa situação, já gastamos muito para fazer essa construção, não gostaria de ter que mudar o telhado até mesmo devido a claridade já que construímos nos fundos o terreno que sobrava da casa.

    Obrigado.

    Yara

  7. Irmãos Soares disse:

    Olá Yara, tudo bem?
    Infelizmente, não trabalhamos com cobertura de vidro.

    Sugerimos entre em contato com o Fornecedor da Cobertura de vidro ou acesse o site abaixo para maiores informações.
    http://www.glasscompany.com.br/cobertura-de-vidro.html

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  8. vitor alberto disse:

    gostaria de saber se posso aplicar essas tecnicas em paredes? Ou se é possivel utilizar com Drywall algum isolante mais barato como preenchimento em vez de la ou tinta… A espera e mto obrigado

  9. Irmãos Soares disse:

    Olá Vitor tudo bem?
    Essa técnica pode ser usada em paredes sim.
    Aconselhamos que entre em contato com um profissional ou empresa especializada para melhores orientações.

    Sugerimos a empresa Isoeste, eles têm painéis acústicos, segue o site: http://www.Isoeste.com.br

    Esperamos ter te auxiliado.
    Obrigado pelo contato.

    Atenciosamente.

  10. Andresa disse:

    Não entendi como posso utilizar o isolamento térmico, podem ser mais específicos? Onde posso encontrá-lo, na irmãos soares??

  11. Irmãos Soares disse:

    Olá Andresa tudo bem?
    Infelizmente não trabalhamos com isolamento térmico.
    Esse post foi para exemplificar os produtos que podem ser utilizados quando alguém optar em contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  12. valeria hungria disse:

    gostaria de saber como funciona a tinta isolante térmico, onde posso encontrá-la e que tipo de parede é usada ?Obrigada.

Deixe um comentário