Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Invista em conforto usando isolamento acústico

terça-feira, 13/abril/2010
118 COMENTÁRIOS

O isolamento acústico refere-se a capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou ruído) passe de um recinto a outro. Nestes casos se deseja impedir que o ruído alcance o homem. Normalmente são utilizados materiais densos (pesados) como por exemplo: concreto, vidro, chumbo, etc.

A absorção acústica trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os níveis de pressão sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade. Contrariamente aos materiais de isolamento, estes são materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros abertos, como espumas de poliéster de células abertas, fibras cerâmicas e de vidro, tecidos, carpetes, etc.

O investimento para reformar um ambiente instalando isolamento acústico não é dos mais baratos, mas pode ser extremamente benéfico. Os ruídos sonoros são extremamente prejudiciais à saúde, eles provocam fadiga, estresse, irritabilidade e até surdez. Se o tratamento acústico for feito durante a construção, o preço do investimento fica mais barato.

► Os materiais

Auditório com isolamento acústico

Praticamente todos os materiais existentes no mercado isolam ou absorvem ondas sonoras, embora com diferente eficácia. Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica e vice-versa. Alguns outros materiais têm baixo poder de isolamento acústico e também baixo poder de absorção acústica (como plásticos leves e impermeáveis), pois são de baixa densidade e não tem poros abertos.

Espumas de poliestireno têm excelentes características de isolamento térmico, porém não são recomendados em acústica. A cortiça (muito utilizada no passado) já não apresenta os resultados acústicos desejados pelo consumidor da atualidade, e também apresenta problemas de higiene e deterioração (é um produto orgânico que se deteriora muito facilmente).

A indústria tem desenvolvido novos materiais com coeficientes de isolamento acústico e/ou de absorção muito mais eficientes que os materiais até então considerados "acústicos". Desta maneira tem sido possível se obter, mediante variações de sua composição, resultados acústicos satisfatórios que atendam as necessidades do usuário.

Normalmente um bom projeto acústico prevê o isolamento e a absorção acústica utilizadas com critérios bem definidos, objetivando a melhor eficácia no resultado final. Para isto, deve-se levar em consideração o desempenho acústico dos materiais a serem aplicados, sua fixação, posição relativa a fonte de ruído e facilidade de manutenção, sem restringir a funcionalidade do recinto.

A aplicação de um material acústico, fornecido ou utilizado sem critérios rígidos de projeto, não significa a solução do problema.

☑ Revestimento acústico com espuma

A espuma absorvedora acústica proporciona um total conforto nos locais onde é instalada. A sua estrutura multicelular faz com que a onda sonora seja dissipada (perca energia) em seu interior. A configuração superficial da espuma acústica, permite a penetração de ondas sonoras vindas de qualquer direção.

Espuma para revestimento acústico

Esse material pode ser utilizado em lojas, bancos, restaurantes, escritórios, auditórios, estúdios de rádio e TV, ginásios e outros ambientes, já que não existem limites para sua aplicação.

☑ Revestimento acústico com lã de rocha

Fabricada em todo o mundo, a lã de rocha é muito utilizada na construção civil e na indústria por causa de suas propriedades termo-acústicas. Garantindo conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gera economia de energia com aumento de produtividade, com a mais favorável relação custo-benefício.

☑ Revestimento acústico com lã de vidro

Mundialmente reconhecida como um dos melhores isolantes térmicos, a lã de vidro deve destaca-se também como um dos produtos de melhor desempenho no tratamento acústico de ambiente graças ao seu ótimo coeficiente de absorção acústica, sendo indicada sua aplicação em forros ou na confecção de paredes duplas, no processo construtivo conhecido como massa-mola-massa, substituindo com vantagens as paredes pesadas, dificultando a transmissão dos sons graças a sua descontinuidade e a grande elasticidade.

Janela acústica☑ Janela acústica

As janelas acústicas podem proporcionar uma sensação de redução sonora superior a 90%, sem quebra de paredes ou mudança de fachada. Os modelos de vidros devem ser escolhidos de acordo com a intensidade do ruído que se deseja atenuar. Vidros duplos são para ruídos de baixa e média frequência, como pessoas conversando, trânsito de avenidas ou ruas em local plano e sem obstáculos.

Para ruídos de média e alta frequência, como fábricas, trânsito intenso e escritórios, são recomendados os vidros triplos. Ruídos de alta freqüência, como danceterias, buzinas e trânsito intenso, podem ser diminuidos com vidros quadrúpulos.

☑ Barreira acústica

As barreiras acústicas são materiais de alta densidade à base de borracha sintética e rocha, amplamente empregados na construção civil europeia no isolamento acústico de andares, paredes, tetos e diversas outras aplicações. Está sendo utilizado no Brasil para isolar acusticamente ruídos provenientes de tubulações.

As barreiras acústicas conferem resultados máximos com o mínimo de interferência na superfície aplicada. Assim, as espessuras das lajes e do contrapiso podem ser melhor dimensionadas.

Porta acústica☑ Porta acústica

O propósito de uma porta acústica é fornecer uma barreira à passagem do som de um recinto para outro, evitando a entrada de nível sonoro que possa interferir na atividade exercida no local ou evitando a saída de som em nível que possa ser prejudicial as atividades humanas exercidas nas proximidades.

Para que a porta tenha essa função acústica o material de construção deve obedecer determinadas leis físicas pertinentes ao isolamento acústico.

☑ Forros

Os modelos de forros chamados de acústicos são aqueles com alto desempenho de absorção sonora. Podem ser feitos de materiais porosos ou fibrosos, perfurados ou ranhurados, rígidos ou semirrígidos, ou de estrutura microcelular.

► A reforma

No caso de paredes já existentes, uma solução é criar uma outra "parede" de gesso, afastada alguns centímetros da parede original. O espaço entre a parede original e a nova parede pode ser preenchido com material absorvedor, como lã-de-vidro, por exemplo. É importante atentar para os detalhes de fixação das placas de gesso, para que não haja um contato direto entre as paredes que permita a transferência mecânica do som de uma a outra. Também é preciso eliminar todas as fendas e quaisquer tipos de frestas, através das quais o som poderá vazar.

Instalando isolamento acústico

O teto e o piso originais do recinto também deverão ser avaliados dentro do mesmo objetivo de criar barreiras para a transferência do som. O mesmo princípio da parede dupla pode ser aplicado ao teto, devidamente adequado às condições físicas (estrutura suspensa). Uma atenção maior deverá ser dada quanto à vedação de frestas e furos, uma vez que o teto rebaixado geralmente é usado para a instalação de luminárias, passagem de cabos e dutos de ar condicionado.

O piso pode ser uma parte crítica, pois é nele que ocorrem os maiores níveis de ruído de impacto. Colocar um tapete grosso não resolve esse tipo de problema, embora possa atenuar o barulho de passos, por exemplo. Assim como no caso das paredes e do teto, a solução mais indicada é criar um piso acima do original, e isolado deste por meio de algum tipo de suspensão (blocos de borracha, por exemplo).

► Soluções alternativas baratas:

Algumas medidas podem ser adotadas para garantir maior tranquilidade em seu lar. Confira:

  • O uso de carpetes e tapetes dentro de casa abafa o som dos sapatos, principalmente dos sapatos com saltos.
  • O desconforto das vibrações e assobios em dias de ventania pode ser evitado com a vedação das portas e janelas com borracha de feltro sintético.
  • Os aparelhos eletrodomésticos e exaustores produzem sons indesejáveis que podem ser evitados quando instalados no lugar correto, longe dos ambientes íntimos do lar e da sala de TV.
  • A solução para evitar a ressonância causada por geladeiras, máquinas de lavar e secadoras é simplesmente afastá-las das paredes e mantê-las assim.

Posts Relacionados:

A importância da energia nas obras
Dobradiças, como escolher?
Faça você mesmo: Como pintar portas
Comentários
  1. marcos disse:

    Ola boa tarde!

    meu nome é marcos trabalho na empresa camamar comercio somos paraceiro da isoeste e estou passando para falar que a nossa empresa trabalho com materiais para tratamento acustico e termico.

  2. Irmãos Soares disse:

    Olá Valderes, tudo bem?
    Ficamos felizes em saber que te ajudamos.
    Obrigado pelo contato.

    E continue de olho nas nossas redes sociais!!

    Atenciosamente.

  3. Irmãos Soares disse:

    Olá Marcos, tudo bem?

    Obrigado pelo contato.

    Caso queira conversar com o nosso departamento de Compras ou/e apresentar seus produtos, o telefone é: 3272-2900.

    Atenciosamente.

  4. Nilson Pereira. disse:

    Necessito de orçamento urgente.

    Atte, Nilson.

  5. Olá, Nilson
    Já enviamos seu e-mail para nossa equipe de vendas que entrará em contato.

    Obrigado!

  6. Creusa disse:

    Qual revestimento para parede e janelas me sugerem, para um salão de festas com eventos para aniversários, casamentos. É uma área 750m quadrados de paredes, com 6 janelas de 2,5×1,5.

    Aguardo resposta.
    Creusa.

  7. Olá Creusa,
    Tudo bem? Imaginamos que você esteja falando no sentido de Isolamento acústico, correto?

    Se ainda não foi rebocado sugerimos que utilize a Vermiculita no reboco, produto mineral que proporciona isolamento acústico e térmico, mas se já está pronto o salão sugiro procure um profissional para avaliar o que pode ser feito, não trabalhamos com produtos isolantes para paredes.

    Se o caso for decoração estética, convidamos a comparecer em nossas lojas e verificar a enorme quantidade de revestimento para piso e parede. Te esperamos, ok?
    Abraços!

  8. Bela disse:

    OLá,

    Preciso de ajuda. Moro em um apartamento pequeno. O banheiro fica colado com meu quarto e os canos fazem um barulho absurdo. Toda vez q alguém vai tomar banho à noite me acorda. O q posso colocar (somente nessa parede) que possa resolver meu problema de forma rápida e barata (q não tenha q fazer obra)?

    Obrigada!!

  9. Bela disse:

    OLá,

    Preciso de ajuda. Moro em um apartamento pequeno. O banheiro fica colado com meu quarto e os canos fazem um barulho absurdo. Toda vez q alguém vai tomar banho à noite me acorda. O q posso colocar (somente nessa parede) que possa resolver meu problema de forma rápida e barata (q não tenha q fazer obra)? Qual o produto mais eficiente e q não me faça perder muito espaço por favor?

    Obrigada!!

  10. Olá Bela, nossos consultores estão prontos para te ajudar, envie sue questionamento para o email: demar@irmaossoares.com.br. Um abraço da equipe de redes sociais da Irmãos Soares.

  11. Lindomar Pereira disse:

    Boa tarde,trabalho em uma escola e no momento estamos construindo um novo escritório,porém o antigo não dispunha de isolamento acústico e na nova sala estão querendo inserir o este processo.A pergunta é , vocês tem este tipo de produto para venda ou informa alguma empresa no DF que realiza tal processo? aguardo resposta .

    grato;

    Lindomar de Jesus

    Coordenador técnico da Rede Escola Concretta

  12. Rodrigo Luiz disse:

    Bom dia! Tenho um apartamento e ela ainda esta na laje, gostaria de fazer um contra piso com isolamento acústico misturando na massa granulados de cortiça, mas não sei o traço que devo seguir, saberia me dizer? Recomendaria outro agregado melhor? Na pergunta da Creusa, vocês sugerem Vermiculita, o que seria? posso usar no contra piso? Tenho um limite de 3cm para fazer o contra piso e colocar o revestimento cerâmico. Obrigado pela atenção!

  13. Quanto ao material Isolante Trabalhamos com o bloco de Concreto Celular que é um produto isolante acústico, mas não isola 100%, existem placas próprias para isolamento Acústico e a Eternit Trabalha com esse material.

  14. Olá Rodrigo!
    O granulado de cortiça deve ser o mesmo que vermiculita ela aparenta cortiça, mas na verdade é um mineral que após sofrer aquecimento de 800°C se expande.
    Vermiculita expandida – Vermiculita natural
    Esse produto é misturado a Argamassa e além de proporcionar isolamento acústico ainda torna sua laje até 75% mais leve do que se utilizar a Argamassa tradicional. O traço para regularização de laje que acredito ser o seu caso:

    Para espessura menor ou igual a 10cm
    36 litros de cimento
    200 litros de Vermiculita
    36 litros de areia
    Maiores informações: http://www.brasilminerios.com.br

  15. Walkiria Zanchetta disse:

    Olá, peço por gentileza uma ajuda para resolver
    O problema de acústica em meu apartamento.
    Meu quarto fica próximo a casa de máquinas do elevador,
    Por isso, eu ouço todas as vezes que alguém sobe ou
    Desce de elevador, as vezes eu acordo e acabo até sabendo
    Em que andar a pessoa parou. Qual a melhor solução
    Para meu problema?
    Desde já agradeço
    Walkiria Zanchetta

  16. Olá Walkiria!

    Uma Parede com isolamento acústico, mas por se tratar de Apartamento sugerimos procure profissional do ramo para indicar o produto mais adequado a ser usado.
    No mercado há uma grande variedades de produtos que proporcionam isolamento acústico, desde a Vermiculita usada como reboco passando por lã de vidro indo até painéis isolantes acústicos.

    Trabalhamos com a Vermiculita e os Blocos de concreto Celular, porém não isolam 100%, mas minimizam o barulho.

  17. Ruan disse:

    Boa tarde,

    Estou querendo trabalhar com salas de estúdio para ensaios e a minha grande dificuldade em realizar o plano de negócios é que não encontrei uma métrica ou um valor médio desse tipo de serviço por m2. Para pelo menos ter idéia de quanto posso gastar. Entendo que esses valores podem oscilar, mas será que não existe um valor médio por m2 que posso pelo menos assumir como piso e/ou teto?

    Abraços

  18. Bom dia Ruan!

    Não comercializamos serviços somente produtos, sugiro que procure o fornecedor do Isolante acústico, no caso a Eternit (com placas acústicas) a Minérios Brasil (vermiculita).

    Obrigada!

Deixe um comentário