Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Faça você mesmo: limpar azulejo e rejunte sem segredo

quinta-feira, 8/novembro/2012
6 COMENTÁRIOS

Dicas para limpar o azulejo e clarear o rejunte

Por serem muito utilizados em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, o azulejo e o rejunte formam o par perfeito para os que desejam uma limpeza rápida e prática, mas nem tudo é assim tão fácil. Os rejuntes acumulam todo o tipo de sujeira, desde poeira, mofo e gordura até outros resíduos, deixando a aparência do seu espaço nada agradável. Com os azulejos a história se repete, só que em maior escala.

Para evitar tais problemas, preparamos uma lista básica de como limpar seus azulejos e rejuntes. Assim, quando pintar aquela sujeirinha, você saberá o que fazer.

Rejunte trincado, problema encontrado

Algumas partes do rejunte tendem a quebrar com o passar do tempo, antes da limpeza, verifique se está tudo certo e se ainda não estiver, veja como consertar:

  • Com uma chave de fenda, retire todas as partes do rejunte que estiverem soltas ou trincadas. Se for a primeira aplicação, pule para a segunda etapa.
  • Escolha a argamassa e prepare a mistura de acordo com as instruções do fabricante.
  • Limpe a parede com uma escova úmida. Usando uma espátula ou a sola de um chinelo de borracha velho, comece a preencher as juntas com a massa.
  • Faça movimentos circulares em toda a superfície com a ajuda de uma esponja úmida, removendo do azulejo as sobras de argamassa. Tome cuidado para não afetar o rejuntamento já pronto. Complete a limpeza passando uma estopa seca no local.
  • Para demarcar o rejunte, use um palito de churrasco e faça o friso das juntas. Aguarde uma hora e limpe a superfície com um pano limpo. Após dois dias, lave os azulejos.
Dicas para limpar o azulejo e clarear o rejunte

A receita para um azulejo limpo:

  • ½ xícara (chá) de vinagre branco.
  • ¼ xícara (chá) de bicarbonato de sódio.
  • ½ xícara (chá) de amônia em um litro de água.

Modo de preparo

Junte tudo em uma tigela e misture bem, depois, passe nos azulejos e nos pisos encardidos. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida lave com água e sabão. Para remover respingos de tinta, use thinner e uma espátula para raspar o excesso. Juntas, as dicas deixam o seu rejunte mais limpo. Evite limpar os azulejos com sabão em pó, ele não tira toda a sujeira e ainda atrai mofo para o rejunte. No banheiro, limpe seu rejunte após o banho quente, o vapor da água “amolece” a sujeira, facilitando a limpeza.

Limpando o azulejo

  • Esfregue todo o azulejo com detergente líquido, ele é excelente pra tirar a gordura e ainda remover a parte “grossa” do mofo.
  • Após o término e o enxague, coloque água sanitária ou algum produto limpa limo nos rejuntes. Deixe agir por 10 minutos e esfregue novamente.
  • Enxague de novo e pronto. Limpinho, limpinho!

Agora é só aproveitar uma casa limpa e livre das manchas no chão.

Posts Relacionados:

Luminária Criativa de Parede
Aprenda a Recuperar Pisos de Madeira
Como trocar a fechadura e a maçaneta?
Comentários
  1. ana almeida disse:

    por favor me ajude

    colocaram em minha casa nova uns azulejos castanhos riscados a imitar madeira mas os azulejos estão todos marcados. isto é quando vinham na caixa uns em cima dos outros deixaram a marca da parte de traz do azulejo nao sei como tirar essas marcas :( já experimentei muitas coisas

  2. Irmãos Soares disse:

    Olá Ana, tudo bem?
    Nesse caso sugerimos procure a garantia do produto junto ao Fornecedor do mesmo.
    Provavelmente foi defeito de fábrica.

    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

  3. georgina disse:

    como tirar a mancha do rejunte epoxi que fica quando termina o serviço

  4. Irmãos Soares disse:

    Olá Georgina,

    Sugerimos os Produtos Duratto, procurar o que mais se ajuste a sua necessidade.
    Obrigado pelo contato.

    Atenciosamente.

  5. Olá, estou com problemas com meu rejunte da cozinha. Por mais que limpe sempre o piso, o rejunte está cada dia mais escuro e difícil de limpar. Gostaria de confirmar. Após uso da receita com bicarbonato, vinagre e amônia, usando selador de rejuntes essa limpeza ficará mais fácil?

    Grata, Marcia

  6. Irmãos Soares disse:

    Olá Márcia tudo bem?
    Pode até ser, mas não é garantido, com o passar dos dias volta tudo outra vez.
    O que sugerimos é que com escova de aço ou espátula própria e cuidado para não danificar o piso, retire parte desse rejunte antigo e aplique outro sobre e este.

    Por exemplo o Rejunte VOTOMASSA EPOXI SPECTRALOCK, pode ser aplicado sobre rejuntes antigos.
    Obrigado pelo contato.
    Atenciosamente.

Deixe um comentário