Blog do Menor Preço

  • 01

Como tirar o mofo das paredes

quinta-feira, 21/janeiro/2010
104 COMENTÁRIOS

Com o fim do período de chuvas, é hora de avaliar os estragos causados pelo bolor em muros e paredes. Onde há umidade esse problema não pode ser 100% evitado, mas há como diminuir os danos com algumas precauções.

Pintar parede► Verifique as causas do mofo:

Antes de realizar a repintura, é necessário verificar as causas do mofo. De acordo com a situação, repintar sem corrigir a real causa do problema pode ser desperdício de tempo e material.

No caso de infiltração, repare o vazamento, espere sair a umidade, realize uma limpeza com a solução de água potável e água sanitária e aplique um fundo preparador para paredes. Se a fonte da infiltração não for eliminada, o problema voltará rapidamente e a pintura ficará arruinada.

Banheiro mofado► Saiba como evitar mofo:

Algumas providências podem ser tomadas para evitar o aparecimento de mofo dentro de casa. Veja as dicas:

  • Retire tudo que favoreça o surgimento do mofo como tapetes, cortinas e carpetes das áreas de maior umidade da casa, isso tudo abafa e compromete a circulação do ar.
  • Não deixe que a mobília fique colada na parede, deixe pelo menos cinco centímetros de distância entre móvel e parede para favorecer a circulação.
  • No caso de armários embutidos, verifique se a empresa já prevê a instalação de placas de isopor na parede, caso contrário deixe uma distância razoável entre a parede e o fundo do armário.
  • É ideal que a luz do sol incida em todos os cômodos,
  • Deixe a casa sempre ventilada, especialmente as áreas úmidas, como banheiro e cozinha.

Limpar azulejo► Tente limpar a área afetada:

Quando o mofo está em fase inicial, talvez a repintura ainda não seja necessária se as manchas puderem ser removidas com a solução adequada:

  • Paredes: esfregue o local com pano umedecido com mistura de água e vinagre (proporção de 1 por 1). Essa mistura combate o fungo.
  • Azulejo: limpe com pano molhado com água e clora (proporção de 10 para 1) e deixe agir por 5 minutos,  depois enxágue com água.

Espátula► Realize a repintura:

Muitas vezes não basta limpar, porque o bolor já comprometeu a pintura. Nesses casos é necessário fazer a repintura, seguindo o seguinte passos:

  • Com espátula e lixa, remova as partes mofadas.
  • Lave a superfície com solução de água potável e água sanitária (proporção de 1 por 1) ou de água potável e cloro (proporção de 10 para 1). Sempre aplique a solução com o local arejado, pois a inalação pode irritar olhos e narinas.
  • Aplique o fundo preparador.
  • Aguarde secar e lixe.
  • Pinte com uma tinta acrílica antimofo.

Agora é só aplicar essas dicas para ter um ambiente ainda mais limpo e saudável.

Fontes: Cristiano Pintor, Eu uso a Cuca, FazFacil, HowStuffWorks e Paint Quality Institute

Posts Relacionados:

Dicas para acertar na pintura de sua parede
Novo padrão de plugues e tomadas
Saiba como usar a Técnica do Stencil no seu Piso
Comentários
  1. Olá Ana, esta questão não tem uma resposta certa. Tudo depende da umidade do ambiente e de outros fatores.
    Confira nossos posts sobre o assunto:

    http://www.blogdomenorpreco.com.br/como-tirar-o-mofo-das-paredes
    http://www.blogdomenorpreco.com.br/faca-o-mofo-sair-do-armario
    http://www.blogdomenorpreco.com.br/acabe-com-o-mofo-no-teto

    Um abraço.

  2. augusto santin filho disse:

    gostaria de saber como eliminar umidades nas paredes e piso pois moro em canos no sul e minha casa mina agua no piso e corre agua pelas paredes no inverno rigoroso ja trentei de tudo e nao consigo eliminar esta umidade

  3. Bom dia!

    Se mina água no piso a casa deve ter sido construída sobre terreno úmido, e aí não teria outra solução senão demolir a casa e drenar o terreno.

    Mas nossa sugestão é que se convide um profissional para analisar e verificar o que poderá ser feito, o pessoal da Quartzolit faz esse tipo de Trabalho é só ligar no 0800 709 6979, relatar o problema e pedir que algum engenheiro faça visita.

    Espero ter ajudado.

  4. Alba Elisabete Córdova disse:

    Sou asmatica e meu quarto apareceu uns mosquitinhos na parede,não seio que é poderia me explicar,pois desde qeu apareceu estes mosquitinhos as crises de asma estão mais frequentes por favor me ajude.

Deixe um comentário