Blog do Menor Preço

  • 01
  • 02

Como acabar com a infiltração?

quinta-feira, 16/dezembro/2010
102 COMENTÁRIOS

A umidade que vem, geralmente, da cozinha ou do banheiro da incidência da chuva nas paredes externas e principalmente do subsolo, pode causar a infiltração. Um simples vazamento de água resulta em mofo, manchas escuras e mau cheiro.

A infiltração traz bolhas que se estufam e descascam a pintura ou o revestimento, prejudicando a estética de sua casa.

Isso se transforma em muita despesa. Mas você pode eliminá-la antes que o estrago fique maior!

Para resolver o problema é preciso saber de onde vem a água. A infiltração pode vir do telhado, da laje, da parede ou pela umidade do solo.

✓Infiltração pelas telhas

A telha quebrada ou mal encaixada abre espaço para a água entrar. Outro problema que causa a infiltração é a ruptura ou entupimento nas calhas. Para este tipo de infiltração basta fazer uma revisão no telhado, substituir as telhas quebradas, consertar ou desentupir as calhas.

Se você está reformando ou construindo pode se prevenir desde já. Existem mantas específicas para colocar sob as telhas, além de impermeabilizantes que garantem maior durabilidade às superfícies tratadas, reduz a frequência de manutenção e dificulta o surgimento de bolores e fungos prejudiciais à saúde humana.

✓Infiltração em lajes de coberturas

Outro tipo de infiltração é por problemas de impermeabilização em lajes de coberturas. É comum aparecer manchas escuras no teto, mas pode acontecer de o local da mancha não ser o mesmo onde a água está infiltrando. Portanto, deve-se remover o revestimento da cobertura e a manta antiga por completo e refazer a impermeabilização.

✓Infiltração pelo solo

Casas apoiadas diretamente no solo correm o risco da umidade existente no solo subir através das paredes, podendo alcançar alturas até um metro, dependendo da intensidade de umidade do terreno.

Para evitar essa umidade são necessários alguns cuidados. Existem muitos produtos no mercado para impermeabilização, mas muitas vezes somente a impermeabilização não é a solução adequada. A drenagem é uma das principais soluções neste caso, pois remove a água em excesso contida no solo.

A drenagem deve trabalhar em conjunto com o sistema de impermeabilização para que se obtenha um resultado satisfatório.

É aconselhável que se faça a impermeabilização logo no início da obra, existem produtos específicos para evitar estes problemas, não adianta instalar revestimentos cerâmicos a fim de se evitar infiltrações, feito isso você pode ter também o problema de destacamento das placas.

A Irmãos Soares sugere alguns produtos impermeabilizantes:

VEDATOP CX 18KG
Ref.: 100992
VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa.


SIKA TOP 100, CX 18 KG
Ref.: 86693355
Revestimento semiflexível, impermeabilizante e protetor, à base de cimento, areia selecionada e resina acrílica. Indicado para rodapés, caixas d´água e piscinas. Tem excelente aderência e pode ser usado em concreto, argamassa ou alvenaria.

VEDACIT 18 LT
Ref.: 85662661
Impermeabilizante que protege concreto, alvenaria, metais e madeira contra a umidade e água agressiva, por meio de uma película impermeável de grande aderência e alta resistência química.

 

 

O Vedacit deve ser adicionado a argamassa para toda a obra, ele deixará a argamassa impermeável e levemente flexível evitando assim futuras infiltrações.

Ao terminar a construção dos alicerces, deve-se aplicar sobre eles um produto que evita a umidade oriunda do solo, este produto é o Neutrol.

Após a secagem, Neutrol não transmite cheiro nem gosto à água e aos alimentos.

Depois que fizer a aplicação do Neutrol no alicerce continue a obra, isso evitará qualquer tipo de infiltração oriunda do solo, geralmente deixando parede e rodapés úmidos, vale lembrar que o Neutrol não pode ficar a exposição do sol, logo deverá ser feito um reboco de sobre o produto.

Se a obra já esta pronta e não foi feita a impermeabilização do alicerce você pode resolver este problema da seguinte maneira:

✓ Quebre até o tijolo toda a parede atingida pela infiltração até 1,50 M de altura;

✓Refaça o reboco com produtos resistentes a infiltração como argamassas anti-umidade. Estas argamassas já esta prontas pra uso, basta adicionar água e refazer o reboco utilizando uma desempenadeira apropriada.

✓Após a aplicação faça a hidradação do novo reboco com uma brocha levemente umidecida de uma a  três vezes por dia. Quando estiver totalmente seco é só fazer a nova pintura.

Fontes: Casa e Imóveis, M de Mulher e Delas.

Posts Relacionados:

Algumas idéias para renovar sua Casa
Reformando o “Lixo”
Bom é ser antigo?
Comentários
  1. Olá Vinicio, nossos consultores estão prontos para te ajudar, envie sue questionamento para o email: demar@irmaossoares.com.br. Um abraço da equipe de redes sociais da Irmãos Soares.

  2. ricardo disse:

    boa noite estou fazendo uma laje e gostaria de misturar no concreto sikatop
    mas nao sei qual posso usar e a quantidade q uso por metro quadrado ou por litro d’agua
    espero q possam me ajudar

Deixe um comentário