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Amamos e desejamos a magia; somos uma sociedade fã do pensamento mágico, e o sonho seria que tomar uma pílula mágica ou com 3 injeções –mesmo que sejam dolorosas-, efetuar ter corpo de atletas ou top models; mas a realidade é que, para obtê-lo, você deve adquirir hábitos novos que são mais fáceis do que você pensa!


Você não tem que submeter-se a rotinas exaustivas e dietas muito restritivas para conseguir grandes mudanças. A chave para estar em forma é muito mais simples do que você pensa:



  1. Fazer exercício pelo menos 3 dias por semana, em sessões de 40-60 minutos, dependendo da intensidade. O ideal é que combine trabalho aeróbico (elípticas, jogging, caminhada) e de força (aparelhos, halteres, exercícios com o seu próprio peso). Ou fazer 2 vezes por semana algum tipo de calistenia, funcional, tipo crossfit.Para perder peso ou gordura corporal, o mais conveniente é o trabalho aeróbico/cardiovascular, seja:


  1. A intensidades moderadas (que se canse sem que lhe falte o ar) por mais de 20 minutos ao dia. Isto irá ajudá-lo a mobilizar a gordura que foi acumulada no quadril ou no centro do corpo.

  2. A alta intensidade: Fraccionados muito curtos ou HIIT, tipo: roda 20 segundos, descanse 20 ou 30″ e continua assim até completar entre 15 e 30 minutos.

O trabalho de força também é fundamental, especialmente porque quanto mais massa muscular você tiver, queimar mais kcal ao longo do dia; porque o músculo é um tecido metabolicamente mais ativo. Ganhar músculo não implica tamanho; mas que o seu corpo se sinta e veja firme e forte.



Comer de forma saudável, de segunda a sexta-feira
. Por saudável refiro-me comer de tudo com medida, com exceção de vegetais. Destas: coma mais que você quiser! e deixar a sobremesa para o fim de semana, se por acaso…



  • A maravilha dos vegetais é que, além de ter nutrientes e fibras –que faz com que você se sinta cheio, têm uma característica fundamental: Baixa densidade calórica, ou seja, em quantidades abundantes têm poucas quilocalorias. O cérebro registra a quantidade de alimento que recebe, não calorias, por isso pode comer todo o dia, alface e espinafre, e você se sente satisfeito no upload de seus quilos de gordura (atenção! É um exemplo, ei! Não façam assim, nada mais). Pelo contrário, uma fatia de pizza ou uma dona, em pouca quantidade, têm Muitas calorias! E para sentir-se satisfeito se usa mais.


  1. Sempre, sempre, e em cada refeição!: Consome proteínas. Pode ser em forma de alimento nas refeições principais, e como liquefeito em lanches. Prefere: filé de peixe, frango sem pele, ovo, lombo de porco, bife ou filé de carne bovina e, claro, peixes de água fria, que são ricos em Ômega 3 (salmão, sardinha, macarela, truta, atum, arenque).

E a magia é: Fazer exercícios e evitar consumir farinhas muito refinados, açúcares e gorduras em excesso.